HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (2024)

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (1)

Mesmo para aqueles que não são fãs do Flat Track é difícil ficar indiferente ao estilo das motos e preparações sobre várias bases que nos vão sendo apresentadas.

Nas pistas americanas vemos as líderes do campeonato, as Harley Davison XG750R e as Indian FTR750, a baterem-se entre si tendo esta última sido a campeã. As motos têm um look especial, uma mistura de um look vintage com tecnologia de vanguarda e deixam-nos a pensar se não as poderíamos “civilizar” e trazê-las para uma utilização diária num contexto legal.

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (2)

Ao contrário das V-Twin americanas as versões monocilíndricas de 450cc são baseadas em motos de cross e a sua preparação não difere muito das suas características originais. É o caso desta Husqvarna FC 450, que do ponto de vista estético é das mais bem conseguidas de sempre.

A Suicide Machine Company, nome do atelier que a preparou, com sede em Long Beach na Califórnia, é gerido por dois irmãos, o Aaron e o Shaun Guardado, que são famosos pelas suas preparações que se regem pelo slogan “ Fast, Loud and Deathproof”.

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (3)

Foram contactados pela Husqvarna US para desenvolverem um projecto para exibição sobre base FC450, dada a experiência e a reputação que a Suicide Machine goza na preparação de motos Flat Track.

A Husqvarna US tem intenção de participar em provas de competição onde irá lutar contra marcas de motos monocilíndricas que já se afirmaram na competição Flat Track, como é o caso da Yamaha e da Honda. Com esse objectivo em mente a Husqvarna contratou os irmãos Guardado para a preparação da FC 450 de motocross versão 2018, para já com o objectivo de a exibir.

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (4)

A experiência dos irmãos Guardado é relevante neste projecto pois têm estado envolvidos na preparação de de harleys da série Hooligan e da Super Hooligan que é dirigida pela Roland Sands e pela Indian.

A FC 450 vem de fábrica com 63CV e com arranque eléctrico o que é segundo Aaron o ideal para Flat Track. A moto perfeita para rodar e competir na classe AFT Singles.

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (5)

Ora por onde começar a transformar uma moto de Cross em Flat Tracker ? Primeiro as suspensões !!!

As pistas de Flat Track variam no seu comprimento e no tipo de piso, de 1/8 de milha a uma milha e de terra mais ou menos solta a piso de barro duro e compactado, por isso a suspensão certa e a sua perfeita regulação é absolutamente imprescindível. As suspensões de origem da FC450 são WP na frente e atrás. Fora devidamente encurtadas para baixar o centro de gravidade da moto e de acordo com as especificações do regulamento das Flat Trackers.

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (6)

As rodas passaram a montar aros de 19” da Excell lacados a negro e montados pela Dubya USA nos cubos de origem que se lacaram também a negro, tudo de acordo com o regulamento das SNCO. A Dunlop tem um programa acordado com a American Flat Track Racers e fornece os pneus para a competição. Neste caso foram selecionados os DT3s na dureza média CD5 compound para a frente e para trás. Uma combinação que do ponto de vista estético impressiona e que na competição já deu provas de excelentes resultados.

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (7)

Conseguir gerir o poder de tracção destas motos é fundamental e um tema que exige muita sensibilidade, razão pela qual a embraiagem foi substituída por um sistema automático da Rekluse ( Auto Clutch) que permite ajustes e afinação.

O sistema de Auto Clutch utiliza os princípíos da força centrífuga e automaticamente passa a caixa em função das rotações e da informação sobre a tracção, reduzindo a rotação excessiva da roda e mantendo a potência do motor a meio da curva sem se correr o risco do motor ir abaixo ou gerir a rotação através do acionamento da embraiagem. Caso ainda assim o motor pare a alta velocidade não se corre o risco da roda traseira bloquear e derrapar.

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (8)

O escape está colocado numa posição baixa e no centro da moto, o que é habitual em Flat Track, e é fabricado pela Kully Co Products, casa que está muito habituada a produzir escapes de competição para Flat Track racers.

Do ponto de vista de motor e mecânica a moto estava agora perfeita. Faltava no entanto adaptá-la na sua ergonomia tornando-a mais confortável e eficiente para uma pilotagem em Flat Track. O guiador foi substituído por outro que garanta maior estabilidade em recta e que permita maior controle nas curvas em slide. A ProTaper tem uma linha específica de guiadores para Flat Track pelo que se optou pela mesma.

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (9)

O punho de acelerador optou-se por montar um Motion Pro Rev2 que permite montar diferentes roldanas no sentido de variar a quantidade de aceleração que se consegue rodando o punho e assim adaptar à pista ou ao estilo de condução a o quão rápido queremos acelerar numa determinada situação.

O forro dos banco é também uma questão fundamental e deve ser suficientemente deslizante para permitir que o piloto facilmente mude a sua posição na moto e ao mesmo tempo ser capaz de segurar o piloto à moto quando isso é absolutamente necessário. Na FC 450 montou-se uma capa da Saddlemen.

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (10)

O look da Husqvarna é absolutamente irrepreensível e o resultado estético final com o seu quadro em branco, plásticos também brancos com elementos lacados a negro e anodizados azul, conferem à FC450 a agressividade e a beleza de uma verdadeira moto de Flat Track. Quando começar o próximo campeonato esta Husqvarna FC450 vai –se transformar numa séria competidora pelo que estaremos atentos à sua performance e resultados.

HUSQVARVA FC450 Flat Track Racer – da Suicide Machine Co. (2024)

FAQs

How much horsepower does a Husqvarna FC 450 have? ›

53.7 hp @ 9,500 rpm

How much horsepower does a 2015 Husqvarna FC 450 have? ›

With 60 horsepower on offer and an RPM limit of 11,500, the FC 450 engine is a monster.

Is the Husqvarna 450 a pro saw? ›

Why we chose the Husqvarna 450 Rancher. After a fair bit of research, I decided on a mid-range saw that falls solidly into the “prosumer” category of power equipment: the Husqvarna 450 Rancher equipped with a 20” bar and chain. Husqvarna saws carry a reputation matched by few in the industry.

How many gears does a Husqvarna 450 have? ›

Gearbox. Produced by Pankl Racing Systems, the 5-speed gearbox is designed to be extremely light and durable while featuring an optimised and proven gear ratio (29:72).

How fast is a Husqvarna FE 450? ›

Engine & Performance
Displacement249.9 cc449.9 cc
Engine TypeSingle Cylinder, 4-Stroke EngineSingle Cylinder, 4-Stroke Engine
Clutch TypeWet, DDS Multi-Disc Clutch, Magura HydraulicsWet, DDS Multi-Disc Clutch, Magura Hydraulics
Top Speed120 kmph172 kmph
Bore X Stroke78 mm x 52.3 mm95 mm x 63.4 mm
6 more rows

How much horsepower does a Husqvarna 450 4-stroke have? ›

Producing a peak power of more than 63 hp, the SOHC, 450 cc engine is the result of advanced engineering techniques and tips the scales at just 26.8 kilograms.

How much horsepower does a 2014 Husqvarna FC 450 have? ›

Q: HOW DOES THE 2014 FC450 RUN ON THE DYNO? A: This bike makes 56.95 horsepower, but Husky spec'ed KTM's twin-baffle European muffler, which doesn't hurt the overall horsepower, but it mellows out the throttle response.

How much HP does a Husqvarna 450 have? ›

Engine. Producing a peak power of more than 63 hp, the SOHC, 450 cc engine is the result of advanced engineering techniques and tips the scales at just 26.8 kilograms.

How much horsepower does a Husqvarna FS 450 have? ›

Powered by a compact 63 hp SOHC engine, the FS 450 delivers impressive performance, offering responsive and usable power, delivered smoothly thanks to the Pankl Racing Systems 5-speed gearbox and the all-new Brembo hydraulic clutch system.

How much horsepower does a factory 450 have? ›

A: When it comes to dyno numbers, the KTM 450SXF and 450SXF Factory Edition are the kings of the hill from mid on up. The KTM 450SXF breaks the 59-horsepower barrier at 9000 rpm (and it should be noted that the Honda CRF450, Kawasaki KX450 and Suzuki RM-Z450 never exceed 57 horsepower).

References

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Saturnina Altenwerth DVM

Last Updated:

Views: 6414

Rating: 4.3 / 5 (64 voted)

Reviews: 87% of readers found this page helpful

Author information

Name: Saturnina Altenwerth DVM

Birthday: 1992-08-21

Address: Apt. 237 662 Haag Mills, East Verenaport, MO 57071-5493

Phone: +331850833384

Job: District Real-Estate Architect

Hobby: Skateboarding, Taxidermy, Air sports, Painting, Knife making, Letterboxing, Inline skating

Introduction: My name is Saturnina Altenwerth DVM, I am a witty, perfect, combative, beautiful, determined, fancy, determined person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.